Rosto bonito é sinal de pele limpa

A saúde da pele está diretamente ligada aos cuidados diários de limpeza e proteção solar. Com a evolução permanente da cosmética, os consumidores têm nas mãos uma gama de produtos que facilitam esses cuidados, mas que nem sempre são adequados. Entre as dúvidas mais freqüente, estão: como retirar a maquiagem e proteger a pele. A dermatologista e cosmiátra, Nerissa Souza, dá algumas orientações para manter uma pele mais bonita e saudável. 

Dra. Nerissa, as pessoas não sabem muitas vezes da importância de retirar completamente a maquiagem do rosto. O que a má limpeza do rosto pode causar à pele da pessoa?
Nerissa Souza – A limpeza inadequada pode provocar desde uma reação alérgica a maquiagem a até casos de acne, porque vai ocorrer a obstrução dos poros, os orifícios de saída das glândulas.  


Pode provocar também um quadro de envelhecimento precoce?
NS – Envelhecimento precoce não, mas seria mais um quadro alérgico ou de acne mesmo. 
Esse excesso de maquiagem provoca ressecamento na pele?
NS – Dependendo do tipo da maquiagem até poderia. Porque esses resíduos formam uma espécie de barreira que impedem que a pele absorva o hidratante. 
Para aquelas pessoas que se maquiam antes de ir ao trabalho, por volta das 7h, voltam para o almoço e retornam ao trabalho novamente, elas precisam retirar completamente a maquiagem nesse intervalo de almoço ou podem deixar para fazer isso só à noite?
NS – O ideal seria você ou lavar o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele... 
Não precisa usar um demaquilante ainda?
NS – Não necessariamente. Um sabonete adequado já é suficiente e, então, refazer a maquiagem. À noite antes de dormir, deve-se fazer uma limpeza mais profunda. Lavar com o sabonete e depois, se quiser, aplicar o demaquilante para uma limpeza mais específica.  
E se utilizar o demaquilante mais vezes ao dia, tem alguma contraindicação?
NS – Não. Dependendo do tipo de pele, da composição do demaquilante, não haveria problema de usá-lo duas vezes ao dia. 
As embalagens dos demaquilantes trazem essas informações para o consumidor?
NS – Normalmente os fabricantes já disponibilizam essas informações nas embalagens dos produtos. As pessoas devem ficar atentas a isso para não correrem o risco de utilizar produtos inadequados para o tipo de pele. Por exemple, se a pessoa tiver uma pele oleosa, não poderá usar um para pele seca. 
Quanto à proteção solar e ao uso de creme hidratante, como as pessoas devem utilizá-los? Qual a ordem, o protetor primeiro ou o creme?
NS – Normalmente, eu recomendo usar o creme hidratante antes, 15 ou 20 minutos, antes de passar o protetor solar. Esse tempo é necessário para que a pele absorva o produto antes de utilizar outro. 
No mercado, já  estão disponíveis maquiagens com proteção solar, mas essa proteção é suficiente?
NS – Depende da pele. Se a pele não tiver tendência a manchas, se não estiver usando nenhuma substância, como um ácido ou clareador, essa maquiagem pode ser usada com confiabilidade. Mas para as pessoas que tem tendência a manchas ou que estão fazendo uso de ácidos, clareadores, é necessário uma proteção solar mais intensa. Normalmente a proteção solar que a maquiagem oferece não é tão alta e isso depende também do tipo de maquiagem. Se for uma maquiagem em creme, ou uma base loção, ela tem uma aderência melhor a pele. Se você for usar um pó compacto já não terá o mesmo resultado, porque o pó fica muito na superfície. A pele não o absorve. Então, o grau de proteção desse produto não será tão eficaz, justamente porque ele não fica tanto tempo aderido à pele como uma loção.  
O protetor solar normalmente dura 2 horas, e essa maquiagem?
NS – No dia-a-dia normal, eu recomendo de 4 em 4 horas para reaplicar a maquiagem.  
Dicas de proteção:
Para as peles mistas e oleosas: Geralmente, os que são os livre de óleo. Normalmente, são em forma de loção ou fluído por serem mais leves. Existem também os géis. O que normalmente ocorre, é que os géis possuem composição álcool e alguns tipos de pele são menos tolerantes. Então, você passa e sente um desconforto ou ardor. Têm também os géis a base de água, só que esses tipos não conseguem ter um fator de proteção muito altos. Se você for ver, todos os géis aquosos têm fator de proteção de no máximo FPS30. Passou daí, não se tem como produzir um FPS mais alto por conta da base aquosa.  
Para pele seca: Loção ou creme, porque já vai dar um grau de hidratação maior; 
Pele com acne: Livre de óleo ou gel; 
Peles maduras: As pessoas com a pele mais madura tendem a ter uma pele mais desidratada. Não é uma regra, mas às vazes até por alterações hormonais. Então, são indicados protetores mais hidratantes, que contenham na composição vitaminas e antioxidantes. 
Dicas de limpeza:
- Lavar o rosto 4 vezes ao dia;
- Limpar a pele antes de passar o protetor solar;
- Limpar a pele antes de fazer a maquiagem;
- Usar sabonete ou gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele;
- Fazer uma limpeza mais profunda à noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário