Operadoras de celular devem ser liberadas dentro de uma semana


As vendas de novas linhas das operadoras de telefonia celular mais reclamadas do País podem ser liberadas “nos próximos dias”, afirmou ontem o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Desde o último dia 23, as empresas TIM, Claro e Oi tiveram a comercialização de chips proibida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Anatel não confirmou o prazo para a liberação do serviço.

Bernardo avaliou como “satisfatórios” os planos divulgados pelas empresas e considerou que os investimentos deverão melhorar o serviço das operadoras daqui para frente. “As medidas apresentadas pelas empresas (de melhoria dos serviços) têm o compromisso de implementação e serão divulgadas na internet para cobrança, não só pela Anatel, como pela sociedade em geral”, afirmou o ministro, após participar de evento da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), na capital paulista.

No mesmo evento, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que os planos das empresas estão “caminhando bem”, mas não quis divulgar uma estimativa para a liberação das vendas. “Quando a Anatel tiver a decisão, vamos comunicar. Pode ser (nos próximos dias)”, afirmou.

TIM
A afirmação do ministro está em linha com as expectativas da TIM, que afirmou mais de uma vez ontem em teleconferência a analistas e à imprensa que prevê a retomada das vendas nos “próximos dias”. A empresa foi a mais afetada pela medida da Anatel e teve a comercialização de novas linhas suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal.

A empresa não quis divulgar uma estimativa do impacto financeiro da decisão da Anatel, mas manteve as projeções de aumento da receita acima de 10% no ano. “Ainda é muito cedo para definir se há uma materialidade (da suspensão das vendas) sobre a receita. Se as coisas caminharem conforme esperamos, permanecemos confiantes em alcançar os objetivos do fim do ano”, disse o diretor de marketing da empresa, Roger Sole.

Para o analista-chefe de Telecom do banco Santander, Valder Nogueira, a meta é plausível. “A geração de receita da empresa não parou em 19 Estados. A TIM não pode vender novas linhas, mas pode continuar a vender outros serviços, como a recarga, à sua atual base de clientes”, disse.

A empresa anunciou também a antecipação das vendas do serviço de banda larga fixa em São Paulo, que será lançado hoje. A previsão anterior era iniciar o projeto em setembro. “Se o serviço decolar como a TIM tem falado, ele mais que compensa o que a empresa talvez tenha perdido com a venda de novas linhas nestes dias”, avaliou Nogueira.

Negociação
A TIM apresentou à Anatel um plano de investimento de R$ 3 bilhões para 2012, um valor que já estava previsto no orçamento da empresa para o ano. O diretor de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, disse que a empresa não viu necessidade em aumentar investimentos, mas realocou recursos de uma área para outra para se adequar às exigências da Anatel.

A área de qualidade, que inicialmente receberia R$ 225 milhões, receberá um aporte maior, de R$ 451 milhões. Ele não informou qual segmento perdeu parte do investimento.
No primeiro semestre, a TIM investiu R$ 1,6 bilhão, um volume 56% maior do que no mesmo período do ano passado.

Segundo Girasole, a negociação com a Anatel é o foco da TIM para conseguir a liberação das vendas. A companhia chegou a entrar com um mandado de segurança para tentar evitar a suspensão das vendas há cerca de 15 dias, mas teve o pedido negado em primeira instância. O executivo disse que a empresa, por enquanto, não vai recorrer.

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A companhia já iniciou campanhas para tentar reverter a imagem negativa provocada pela medida da Anatel e espera um aumento nas despesas com marketing no próximo trimestre. “Esse assunto ficou no top of mind dos brasileiros. Estamos fazendo campanhas para explicar melhor a situação e nossos investimentos”, disse Sole.

A empresa também afirmou que pretende inovar nos próximos semestre na oferta de serviços de telefonia e banda larga para continuar a ganhar mercado. A TIM alcançou 68,9 milhões de linhas ativas no segundo trimestre, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o oitavo trimestre consecutivo em que a companhia liderou a expansão da base de clientes de telefonia móvel.

Via Estadão.

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