Recife, o que realmente aconteceu.

Um grande clarão no céu, por volta das 22h, desta quarta-feira, causou muita repercussão nas redes sociais. Centenas de pessoas da Região Metropolitana do Recife e até de outros estados, como Paraíba e Rio Grande do Norte, afirmaram ter visto o fenômeno. Teorias surgiram das mais diversas. De relâmpagos a meteoros.

Segundo Leonardo Neves, da Sociedade Astronômica do Recife, o evento no céu se tratou de um bólido da chuva de meteoros orionídeos, proveniente dos rastros de pedregulhos deixados pelo Cometa Halley, vindos da direção da Costelação de Órion. 

Apesar do Cometa Halley só passar na Terra a cada 76 anos, os rastros deixados por ele permanecem no espaço. Por isso, todos os anos no mês de outubro, quando a Terra em seu movimento de translação passa próximo ao Sol, acontece a chuva de meteoros.

Este ano, a chuva de meteoros vai acontecer perto do equador celeste, isso significa que será igualmente visível em ambos os hemisférios norte e sul, entre os dias 15 e 29 de outubro, podendo ser visto com um pouco mais de facilidade, até a madrugada do dia 20 para 21 deste mês. No entanto, o bólido visto hoje talvez não se repita.

O bólido é um fragmento de matéria sólida que ao penetrar na atmosfera terrestre provoca um brilho intenso seguido por um estrondo. A bólido não chega a cair, como um meteorito, e a explosão não gera riscos a população, pois, acontece a mais ou menos 60 km de altura. 
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/10/16/interna_vidaurbana,536459/clarao-no-ceu-assusta-recifenses.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário